Os impressos, sobretudo as revistas, tornaram-se fontes privilegiadas e objeto de estudos no campo da História da Educação, desde a década de 1980. Os trabalhos que se debruçam sobre os periódicos permitem investigar as questões da Educação de uma maneira bastante peculiar. O trabalho com as revistas e suas múltiplas possibilidades tem permitido ao campo educacional rever velhas questões e também constituir novos horizontes, problemas e abordagens. Ao reunir pesquisadores que tem desenvolvido trabalhos com e a partir de revistas, investindo em documentação inédita e novas perspectivas, este livro tematiza aspectos cruciais da História da Educação e da Pedagogia, ancorado no exame da circulação de postulações, propostas e modelos pedagógicos em escalas diversas. Deste modo, investigadores do Brasil, Portugal, Uruguai, Argentina e Canadá, aqui reunidos, apresentam resultados de pesquisas recentes em torno da imprensa pedagógica, oferecendo uma amostra expressiva das singularidades com que autores operam com este tipo de documentação, exploram as suas potencialidades, ao mesmo tempo em que demonstram aproximações e apontam para a ampla circulação das revistas especializadas no campo da educação, considerando as condições de produção, destinatários, prescrições e impactos deste tipo específico de literatura na racionalização da pedagogia e profissionalização do magistério.
Despre autor
Organizadores:
Ana Clara Bortoleto Nery é doutora em Educação pela FEUSP, mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela UFSCar. Pós-Doc pela Universidade de Lisboa, FEUSP e PROPED-UERJ. Livre Docente (Adjunto) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Editora de Seção da Revista Brasileira de História da Educação e da Cadernos CEDES. Ad-hoc CNPq, Capes e Fapesp. Pesquisadora da área de História da Educação nas seguintes temáticas: Imprensa Periódica; Formação de Professores; Biblioteca Escolar. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação e Formação de Educadores. Bolsista Pq 2 CNPq.
José Gonçalves Gondra. Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), tendo sido eleito vice-presidente da mesma entre 2010 e 2013, e presidente entre 2013 e 2015. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, editoras e agências de fomento. Tem experiência em História da Educação, atuando principalmente nos temas da história da educação no império brasileiro, história da infância e historiografia. É pesquisador da FAPERJ (CNE), PROCIENCIA UERJ/FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.