A publicação deste livro é, ao mesmo tempo, uma homenagem e um serviço.
É uma homenagem a um dos mais completos educadores que a história da educação brasileira registra. Normalista, pedagogo e doutor em educação, professor primário, secundário e de nível superior, Casemiro dos Reis Filho reuniu como ninguém, em sua pessoa, as figuras do intelectual e do educador, ultrapassando-as e sintetizando-as na condição de verdadeiro mestre como tem sido reconhecido e proclamado por aqueles que tiveram a ventura de com ele conviver. Com efeito, entre as várias acepções do vocábulo mestre, registradas pelos dicionários, a primeira é aquela que o define como a ‘pessoa dotada de excepcional saber, competência, talento em qualquer ciência ou arte’ (Houaiss, p. 1905). E é exatamente por seu excepcional saber, competência e talento na ciência e na arte de educar que o professor Casemiro é reconhecido como mestre. Mas, exatamente por ser educador, ele era dotado, sobretudo, de excepcional sabedoria na ciência e na arte de viver. Eis por que o qualificativo de mestre a ele se aplica por antonomásia.
Ao prestar-lhe homenagem com a publicação deste livro, a Editora Autores Associados está também prestando um relevante serviço aos brasileiros, de modo geral, e, em especial, aos professores, pois o ato de conhecer a trajetória do professor Casemiro e se familiarizar com suas ideias trará grande benefício a todos nós que vivemos nessa conjuntura particularmente difícil para a educação nos dias atuais. De fato, a um discurso ufanista das elites dirigentes que eleva a educação à condição de panaceia para resolver todas as mazelas da sociedade corresponde uma prática que impõe dificuldades inauditas ao trabalho dos professores; ao otimismo fácil dos primeiros, contrapõe-se, portanto, o pessimismo contrafeito e frustrante dos segundos.
Cuprins
Apresentação
Casemiro dos Reis Filho e a educação brasileira, Dermeval Saviani
Textos quase inéditos do professor Casemiro dos Reis Filho
Modernização da cultura brasileira: Raízes históricas da educação contemporânea: O transplante da educação europeia no Brasil: A revolução brasileira e o ensino
Casemiro dos Reis Filho sob diferentes olhares
Casemiro dos Reis Filho e a historiografia da educação brasileira, Dermeval Saviani
Depoimentos:
• A sabedoria na orientação, de Carlos Roberto Jamil Cury
• A motivação para saber mais, de Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi
• O compromisso com a prática, de Maria Luisa Santos Ribeiro
• A capacidade de formar, de Mirian Jorge Warde
• Formando para a autonomia do trabalho docente, de Nereide Saviani
• Consciência clara da estreita relação entre educação e política, de Raquel Pereira Chainho Gandini
• Entusiasmo contagiante pela história e pela educação , de Terezinha Aparecida Quaiotti Ribeiro do Nascimento
• Cinquenta e dois anos de convivência, amor e carinho, de Cacilda Baldy dos Reis
• Falando do Casemiro, de Fernando Baldy dos Reis
• Mestre amigo e pai, de Casemiro dos Reis Júnior
• Pai, de Eduardo Baldy dos Reis
• Casemiro – o pai educador, de Heloisa Helena Baldy dos Reis
• Quem é meu amigão?, de Flávio Baldy dos Reis
Referências bibliográficas
Despre autor
Dermeval Saviani é formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado ‘estágio sênior’ na Itália em 1994-1995. De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desdes 1967, é professor no ensino superior. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na Ufscar, PUC-SP e Unicamp, diretor associado da Faculdade de Educação da Unicamp, professor titular da USP (campus Ribeirão Preto) e sócio-fundador da Anped, Cedes, Ande, Cedec e SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação), da qual foi o primeiro presidente. Foi condecorado com a medalha ao mérito educacional do Ministério da Educação e recebeu da Unicamp o prêmio Zeferino Vaz de produção científica. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas ‘História, Sociedade e Educação no Brasil’ (Histedbr).