O pensamento de Donald Meltzer teve marcada influência no desenvolvimento da psicanálise argentina. Em 1964, ele esteve em Buenos Aires pela primeira vez e, desde então, suas numerosas visitas transformaram seus ensinamentos em uma experiência viva. O presente livro, publicado originalmente como número do volume 21 da revista da Asociación Psicoanalítica de Buenos Aires (APde BA), ‘Psicoanálisis’, reuniu as supervisões que Meltzer ministrou em uma de suas visitas à Argentina sob o título ‘Diálogos Clínicos con Donald Meltzer’.
A tradução deste livro foi realizada pelo grupo de estudos da obra de Donald Meltzer da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), que tem se empenhado no sentido de traduzir e divulgar o trabalho clínico do autor espalhado por vários países, reunindo-o sob forma de livros. Um desses importantes trabalhos é Meltzer em São Paulo, editado em 1996 pela SBPSP. Somos gratos à APde BA na pessoa de Virginia Ungar por ter permitido a publicação em português.
Despre autor
Donald Meltzer (1922-2004), psicanalista da British Society (London) e da Tavistock Clinic, levou seus conhecimentos a muitos países da Europa e da América Latina. O estudioso preconizava em seus seminários clínicos o atelier e valorizava a forma apresentacional, que consistia em mostrar o que se observou, mais do que falar a respeito, forma denominada discursiva. Podemos acompanhá-lo em suas intervenções, durante os seminários contidos neste volume. Seus trabalhos mais originais são encontrados nos livros: Explorations in autism (1975); Dream life (1984); The apprehension of beauty (1988) e The claustrum (1992).