Integrante da Coleção Tendências em Educação Matemática, este livro traz ao público um minucioso estudo sobre os rumos da Etnomatemática, cuja referência principal é o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. As ideias aqui discutidas tomam como base o desenvolvimento dos estudos etnomatemáticos e a forma como o movimento de continuidades e deslocamentos tem marcado esses trabalhos, centralmente ocupados em questionar a política do conhecimento dominante. As autoras refletem aqui sobre as discussões atuais em torno das pesquisas etnomatemáticas e o percurso tomado sobre essa vertente da Educação Matemática, desde seu surgimento, nos anos 1970, até os dias atuais.
Despre autor
Gelsa Knijnik
É licenciada e mestre em Matemática, com doutorado em Educação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Desenvolve pesquisas sobre temas relacionados a Etnomatemática e Educação do Campo. Pesquisadora do CNPq, coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS).
Fernanda Wanderer
É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Educação. É professora da Faculdade de Educação da UFRGS. Integra o GIPEMS e realiza pesquisas na área da Educação Matemática e Currículo Escolar, tomando como referencial teórico o campo da Etnomatemática.
Ieda Maria Giongo
Doutora em Educação, atua no Centro Universitário UNIVATES de Lajeado, RS, em cursos de graduação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Vinculada ao GIPEMS, desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática, tendo como aporte teórico o campo da Etnomatemática.
Claudia Glavam Duarte
É doutora em Educação, professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve pesquisas em Educação Matemática, especificamente em Etnomatemática.