Do silêncio e da distância do pai do pai, enrodilhado nos traumas da perseguição aos judeus na Bessarábia natal do século 20, onde grande parte de sua família e amigos se perdeu, surgem as memórias do pai do filho, como forma de garantir a este um legado que seu pai não pode ou foi capaz de lhe oferecer. Em narrativa fragmentada, cheia de lirismo e vazios, o pai busca preencher sua vida com as memórias de seu pai, ao mesmo tempo que preenche a sua própria para seu filho. Ficção, memória e afeto misturam-se num enredo que oscila entre o real e o não real, o possível e o desejado.
Об авторе
É graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pela qual se tornou mestre em Filosofia do Direito (2009). Foi advogado e professor durante quarenta anos. Meu Pai é seu primeiro romance.
Nascido em Belo Horizonte, é ficcionista, ensaísta e tradutor. Tem doutorado em Literatura Comparada pela UFMG e pela Universidade de Lille 3. Foi pesquisador na Universidade de Harvard de 2012 a 2014. É autor de, entre outras obras: Antiterapias (Maralto, 2022, prêmio São Paulo 2013), As Coisas de Que Não Me Lembro, Sou (Aletria, 2022), Literatura e Matemática (Perspectiva, 2016, prêmio Capes; finalista do APCA), O Enigma do Infinito (Maralto, 2019, selo FNLIJ, finalista do prêmio Jabuti), Herança (Maralto, 2022). Seus livros e contos foram publicados na Itália, no México, no Peru, em Israel, nos Estados Unidos e na França.