Nova edição da obra do Patrono da educação com texto inédito do coautor, Sérgio Guimarães.
Publicado pela primeira vez em 2003, A África ensinando a gente reúne conversas entre Paulo Freire, seu parceiro Sérgio Guimarães, alunos e grandes personalidades da África, como o escritor Pepetela, o guerrilheiro Lúcio Lara, o ministro Mário Cabral, entre tantos outros. É o resultado da retomada da experiência pedagógica de Freire durante a década de 1970 naquele continente. Educação, política e transformação da realidade são os tópicos principais, vistos do ponto de vista de um continente que apenas parece estar distante do Brasil.
África ensinando a gente é um relato crítico e apaixonado que apresenta temas como a liberdade, a guerrilha, o passado, o presente, a descolonização das mentes e o ideal perdido. Paulo Freire e Sérgio Guimarães expressam suas opiniões sobre Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe com argumentação cerrada e reflexões embasadas no diálogo compartilhado, no microfone aberto para todos. Esta edição inclui texto inédito do autor Sérgio Guimarães.
Om författaren
Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira. É um dos brasileiros mais célebres e um dos filósofos do século XX mais lidos em todo o mundo, segundo levantamento do Massachusetts Institute of Technology. Escreveu dezenas de livros, entre eles, Pedagogia do oprimido, a terceira obra de ciências sociais e humanas mais citada no mundo, de acordo com a London School of Economics, e Pedagogia da autonomia.
Sérgio Guimarães foi professor primário na periferia de São Paulo. Formou-se na Escola de Comunicações e Artes da USP e lecionou Civilização e Literatura Brasileira na universidade francesa Lyon II. Trabalhou, pela Unesco, na República Popular de Angola; e em Moçambique, no Haiti, em Marrocos, em Angola, na Guiné-Bissau e em Honduras pela Unicef.