A Melhoramentos comemora os 90 anos de Ziraldo com esta belíssima homenagem.
Com a organização de Edra, reunimos grandes cartunistas e escritores para celebrar a vida, a obra e a influência de um dos maiores e mais completos artistas da cultura brasileira. Ziraldo é um artista de muita complexidade, pela imensidão de seu talento, pela sua produção profícua e pela diversidade das plataformas em que ele se expressou, em mais de 70 anos de carreira, e 90 anos de vida. Reunindo craques do traço e do texto, aos quais somos imensamente gratos pela receptividade e colaboração, essa seleção de 90 cartunistas e escritores faz ecoar mais forte esta homenagem para podermos externar toda a nossa admiração ao mestre, em forma de livro.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Além de escritor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, designer e ilustrador. Iniciou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Ziraldo começou a fazer sucesso nos anos 1960 com o lançamento da revista em quadrinhos superbrasileira: A Turma do Pererê. Durante a ditadura militar fundou, com outros humoristas, O Pasquim – um jornal não conformista que deixou saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Jeremias, o Bom, também contam com uma legião de admiradores. Seu primeiro livro infantil, Flicts, de 1969, conquistou fãs em todo o mundo. Em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil, com mais de 129 edições. O livro já foi adaptado para teatro, quadrinhos, TV, ópera, videogame, internet e cinema. Muitos livros de Ziraldo foram traduzidos para idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, japonês e italiano. Ziraldo já recebeu inúmeros prêmios, entre eles se destacam: o prêmio Jabuti, em 1982, pelo melhor livro de arte com O Bichinho da Maçã, o prêmio Andersen da Itália, em 2004, pela edição italiana do livro Flicts, e o prêmio Quevedos 2009, o mais importante prêmio do humor gráfico no mundo, por toda a sua obra.
Élcio Danilo Russo Amorim nasceu em Caratinga, em 1960, mais conhecido como Edra, é um cartunista brasileiro. Iniciou sua carreira no Correio Braziliense em 1980, trabalhando também no Jornal de Brasília e Correio do Brasil. Venceu diversos salões de humor, foi chargista do Diário de Caratinga por 13 anos e publicou ainda 27 livros. É também idealizador e realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga, desde 1998, e idealizador e diretor da Casa Ziraldo de Cultura e fundador da Gibiteca Turma do Pererê. Em 2018, Edra lançou o livro Ao mestre com carinho: Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas (Melhoramentos), no qual reuniu 85 cartunistas, quadrinistas e ilustradores de todo o Brasil para homenagear Ziraldo, que completara 85 anos em outubro de 2017. Por este livro, Edra ganhou em 2019 o 31º Troféu HQ Mix na categoria ‘grande homenagem’.