A Melhoramentos comemora os 90 anos de Ziraldo com esta belíssima homenagem.
Com a organização de Edra, reunimos grandes cartunistas e escritores para celebrar a vida, a obra e a influência de um dos maiores e mais completos artistas da cultura brasileira. Ziraldo é um artista de muita complexidade, pela imensidão de seu talento, pela sua produção profícua e pela diversidade das plataformas em que ele se expressou, em mais de 70 anos de carreira, e 90 anos de vida. Reunindo craques do traço e do texto, aos quais somos imensamente gratos pela receptividade e colaboração, essa seleção de 90 cartunistas e escritores faz ecoar mais forte esta homenagem para podermos externar toda a nossa admiração ao mestre, em forma de livro.
Giới thiệu về tác giả
Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Além de escritor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, designer e ilustrador. Iniciou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Ziraldo começou a fazer sucesso nos anos 1960 com o lançamento da revista em quadrinhos superbrasileira: A Turma do Pererê. Durante a ditadura militar fundou, com outros humoristas, O Pasquim – um jornal não conformista que deixou saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Jeremias, o Bom, também contam com uma legião de admiradores. Seu primeiro livro infantil, Flicts, de 1969, conquistou fãs em todo o mundo. Em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil, com mais de 129 edições. O livro já foi adaptado para teatro, quadrinhos, TV, ópera, videogame, internet e cinema. Muitos livros de Ziraldo foram traduzidos para idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, japonês e italiano. Ziraldo já recebeu inúmeros prêmios, entre eles se destacam: o prêmio Jabuti, em 1982, pelo melhor livro de arte com O Bichinho da Maçã, o prêmio Andersen da Itália, em 2004, pela edição italiana do livro Flicts, e o prêmio Quevedos 2009, o mais importante prêmio do humor gráfico no mundo, por toda a sua obra.
Élcio Danilo Russo Amorim nasceu em Caratinga, em 1960, mais conhecido como Edra, é um cartunista brasileiro. Iniciou sua carreira no Correio Braziliense em 1980, trabalhando também no Jornal de Brasília e Correio do Brasil. Venceu diversos salões de humor, foi chargista do Diário de Caratinga por 13 anos e publicou ainda 27 livros. É também idealizador e realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga, desde 1998, e idealizador e diretor da Casa Ziraldo de Cultura e fundador da Gibiteca Turma do Pererê. Em 2018, Edra lançou o livro Ao mestre com carinho: Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas (Melhoramentos), no qual reuniu 85 cartunistas, quadrinistas e ilustradores de todo o Brasil para homenagear Ziraldo, que completara 85 anos em outubro de 2017. Por este livro, Edra ganhou em 2019 o 31º Troféu HQ Mix na categoria ‘grande homenagem’.