O livro que ora apresentamos envolve 27 pesquisadores, responsáveis por 23 capítulos que abordam 21 reformas educativas e dois inquéritos sobre educação, acontecidos nas décadas de 1920 a 1940. […] Cada autor teve liberdade de estruturar sua escrita e selecionar os tópicos a privilegiar. […]
Em complemento às análises aqui reunidas, incluímos, como Apêndice, o texto integral do Manifesto dos Pioneiros, antecedido de uma breve apresentação. Remissões a essa carta-monumento/memória apareceram em diversos dos capítulos do livro […].
A publicação deste livro [visa] ainda […] permitir que sua leitura indicie os modos como a pesquisa em história da educação vem percebendo os anos de 1920 a 1940, vislumbrando homogeneidade e descontinuidade nos projetos de reforma, visitando a composição de redes de solidariedade, descortinando tensões, enfim, construindo inteligibilidades para o passado da escola pública no Brasil’. (excerto da Apresentação)
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Maria Elisabeth Blanck Miguel
Professora titular em história da educação (PUCPR), professora adjunta da UFPR (aposentada), pesquisadora da Fundação Araucária (PR), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, pertence à SBHE e ao Histedbr.
Diana Gonçalves Vidal
Professora titular em história da educação da Faculdade de Educação da USP, pesquisadoradora do CNPq e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Niephe-USP.
José Carlos Souza Araujo
Doutor em educação (Unicamp), professor do Programa de
Pós-Graduação em Educação da UFU. Atua no ensino e na pesquisa na área da filosofia e da história da educação. Pesquisador do CNPq.