O livro que ora apresentamos envolve 27 pesquisadores, responsáveis por 23 capítulos que abordam 21 reformas educativas e dois inquéritos sobre educação, acontecidos nas décadas de 1920 a 1940. […] Cada autor teve liberdade de estruturar sua escrita e selecionar os tópicos a privilegiar. […]
Em complemento às análises aqui reunidas, incluímos, como Apêndice, o texto integral do Manifesto dos Pioneiros, antecedido de uma breve apresentação. Remissões a essa carta-monumento/memória apareceram em diversos dos capítulos do livro […].
A publicação deste livro [visa] ainda […] permitir que sua leitura indicie os modos como a pesquisa em história da educação vem percebendo os anos de 1920 a 1940, vislumbrando homogeneidade e descontinuidade nos projetos de reforma, visitando a composição de redes de solidariedade, descortinando tensões, enfim, construindo inteligibilidades para o passado da escola pública no Brasil’. (excerto da Apresentação)
A propos de l’auteur
Maria Elisabeth Blanck Miguel
Professora titular em história da educação (PUCPR), professora adjunta da UFPR (aposentada), pesquisadora da Fundação Araucária (PR), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, pertence à SBHE e ao Histedbr.
Diana Gonçalves Vidal
Professora titular em história da educação da Faculdade de Educação da USP, pesquisadoradora do CNPq e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Niephe-USP.
José Carlos Souza Araujo
Doutor em educação (Unicamp), professor do Programa de
Pós-Graduação em Educação da UFU. Atua no ensino e na pesquisa na área da filosofia e da história da educação. Pesquisador do CNPq.