Aimé Césaire & Françoise Vergès 
Negro sou, negro serei [EPUB ebook] 
Conversas com Françoise Vergès

Destek

Negro sou, negro serei é um livro do poeta, ensaísta, dramaturgo e político martinicano Aimé Césaire com Françoise Vergès, cientista social e ativista feminista decolonial. O livro, resultado desse encontro, oferece uma visão abrangente das ideias e perspectivas de Aimé Césaire (1913-2008) sobre as questões às quais se dedicou por toda a vida: a identidade negra, o colonialismo e a luta pela emancipação racial. Para isso, ele analisa a sua própria trajetória pessoal e intelectual, retomando eventos da infância na Martinica natal, o seu envolvimento no movimento anticolonial nas comunidades afrodescendentes ao redor do mundo.
Françoise Vergès, referência nos debates contemporâneos sobre raça e gênero, ela também nascida na chamada França ultramarina, ou seja, em uma ex-colônia francesa, conduz as conversas com Césaire colocando em evidência os desdobramentos do conceito de negritude, cunhado por ele, como ferramenta poética e ideológica para reivindicar o valor e a dignidade da identidade negra. A edição conta ainda com o ensaio ‘Por uma leitura pós-colonial de Césaire’, uma leitura de Vergès sobre o legado deste grande pensador e sua incontornável atualidade.

€7.99
Ödeme metodları

Yazar hakkında

Aimé Césaire (1913-2008) foi um escritor político martinicano, cuja obra e ativismo influenciaram profundamente o pensamento anticolonial e a literatura do século XX. Nascido na Martinica, uma ilha do Caribe então sob o domínio colonial francês, Césaire cresceu em meio à luta pela emancipação e pelo reconhecimento da identidade negra. Ele foi um dos fundadores do movimento da negritude, uma corrente literária e política que celebrava a herança cultural africana e combatia o racismo e a opressão colonial. Sua poesia, marcada por uma linguagem vibrante e imagética, reflete a experiência da diáspora africana e expressa um profundo senso de orgulho racial. Entre suas obras mais importantes estão ‘Cahier d’un retour au pays natal’ [Caderno de um retorno ao país natal] (1939), um poema épico que descreve sua jornada de volta à Martinica e explora temas de identidade e colonialismo, e ‘A tempestade’ (Temporal, 2024), releitura da peça A tempestade, de Shakespeare, sob uma perspectiva anticolonialista. Além de sua produção literária, Césaire também teve uma carreira política ativa. Ele foi prefeito de Fort-de-France, capital da Martinica, por vários anos e desempenhou um papel fundamental na luta pela autonomia e dignidade do seu povo.

Bu e-kitabı satın alın ve 1 tane daha ÜCRETSİZ kazanın!
Dil Portekizce ● Biçim EPUB ● Sayfalar 144 ● ISBN 9786584515956 ● Dosya boyutu 2.3 MB ● Çevirmen Leo Gonçalves ● Yayımcı Bazar do Tempo ● Kent Rio de Janeiro ● Ülke BR ● Yayınlanan 2024 ● Baskı 1 ● İndirilebilir 24 aylar ● Döviz EUR ● Kimlik 9528107 ● Kopya koruma Adobe DRM
DRM özellikli bir e-kitap okuyucu gerektirir

Aynı yazardan daha fazla e-kitap / Editör

27.364 Bu kategorideki e-kitaplar