Os cães ficam mais felizes se podem farejar livremente. Os golfinhos são capazes de localizar seres humanos, identificando não só a pessoa, mas também seus ossos e órgãos internos, como o pulmão. Os embriões de rã conseguem reagir a possíveis predadores antes mesmo de nascer.
Através de exemplos vívidos como esses, conceitos biológicos complexos são transformados por Ed Yong em uma prosa de leitura agradável e acessível, nos guiando pela exploração dos mais variados e curiosos estímulos e seus sentidos correspondentes. Entre tantas outras descobertas, entendemos que esses sentidos existem em número bem superior aos proverbiais cinco sobre os quais se costuma afirmar, de maneira limitada, que bastam para perceber tudo o que há no planeta.
Neste livro, Yong desafia perspectivas antropocêntricas e nos apresenta a um universo cativante, onde cada espécie está envolta em sua própria percepção sensorial. O autor também aborda com habilidade o tema controverso dos experimentos com animais para desmistificar ideias pseudocientíficas e incentivar cada vez mais a necessária humildade nas tentativas humanas de compreender a dor — e a delícia — que, para outros seres além de nós, é sentir e viver esse mundo imenso. Ao divergir da abordagem típica dos sentidos dos animais, o autor nos instiga a enxergar como criaturas não humanas, por si sós e de muitas e fascinantes maneiras, experimentam o mundo.
Yazar hakkında
Ed Yong é jornalista especializado em ciência. Ganhador do Pulitzer, destacou-se por sua impactante cobertura da pandemia de Covid-19 para a revista The Atlantic.