Nos últimos anos tem se intensificado, em todo o mundo, o debate sobre justiça de transição. Inúmeros países que vivenciaram ditaduras militares, regimes arbitrários e discriminatórios e experiências de guerra civil enfrentam, nos dias de hoje, a questão de como lidar com o legado da violência política. Memória, justiça e reparação são temas fundamentais neste momento, são eles que podem assegurar uma reconciliação política com conteúdo democrático. Este é o tema deste livro, com a colaboração de autores brasileiros e de outros de países como Argentina, Uruguai, Portugal e Israel, aonde a mesma questão foi enfrentada. No Brasil, esse debate ganhou força após a criação da Comissão da Verdade, em 2011.
Про автора
Carlos Fico
Professor titular de História do Brasil da UFRJ, pesquisador do CNPq, coordenador da área de História junto a Capes e autor de diversos livros, como O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira (Civilização Brasileira, 2008), com o qual ganhou o ‘Prêmio Sérgio Buarque de Holanda’ da Biblioteca Nacional em 2008.
Mônica Grin
Professora de História Contemporânea do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ. Coordenadora do Núcleo Interdisiciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ). Pesquisadora Produtividade do CNPq. Autora, entre outros, de: Judaismo e Modernidade, com Bernardo Sorj (1994) e ‘Raça’: Debate Público no Brasil (2010).
Maria Paula Nascimento Araujo
Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ e Professora Associada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde integra o Programa de Pós Graduação em História Social (PPGHIS). Desenvolve pesquisa sobre a história política e cultural do período das ditaduras militares no Brasil e na América Latina. É autora de ‘A Utopia Fragmentada: novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 1970’ (RJ, FGV, 2000); ‘Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias’ (RJ, Relume Dumará, 2007); ‘História e Memória de Vigário Geral’, em co-autoria com Écio Salles (RJ, Aeroplano, 2008); ‘1968 – 40 anos depois: História e Memória’, em co-autoria com Carlos Fico (RJ, 7 Letras, 2010) e da coletânea ‘Ditadura e Democracia na América: balanço histórico e perspectivas’, organizado conjuntamente com Carlos Fico, Samantha Quadrat e Marieta de Moraes Ferreira (RJ, FGV, 2008)