Nos últimos anos tem se intensificado, em todo o mundo, o debate sobre justiça de transição. Inúmeros países que vivenciaram ditaduras militares, regimes arbitrários e discriminatórios e experiências de guerra civil enfrentam, nos dias de hoje, a questão de como lidar com o legado da violência política. Memória, justiça e reparação são temas fundamentais neste momento, são eles que podem assegurar uma reconciliação política com conteúdo democrático. Este é o tema deste livro, com a colaboração de autores brasileiros e de outros de países como Argentina, Uruguai, Portugal e Israel, aonde a mesma questão foi enfrentada. No Brasil, esse debate ganhou força após a criação da Comissão da Verdade, em 2011.
Giới thiệu về tác giả
Carlos Fico
Professor titular de História do Brasil da UFRJ, pesquisador do CNPq, coordenador da área de História junto a Capes e autor de diversos livros, como O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira (Civilização Brasileira, 2008), com o qual ganhou o ‘Prêmio Sérgio Buarque de Holanda’ da Biblioteca Nacional em 2008.
Mônica Grin
Professora de História Contemporânea do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ. Coordenadora do Núcleo Interdisiciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ). Pesquisadora Produtividade do CNPq. Autora, entre outros, de: Judaismo e Modernidade, com Bernardo Sorj (1994) e ‘Raça’: Debate Público no Brasil (2010).
Maria Paula Nascimento Araujo
Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ e Professora Associada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde integra o Programa de Pós Graduação em História Social (PPGHIS). Desenvolve pesquisa sobre a história política e cultural do período das ditaduras militares no Brasil e na América Latina. É autora de ‘A Utopia Fragmentada: novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 1970’ (RJ, FGV, 2000); ‘Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias’ (RJ, Relume Dumará, 2007); ‘História e Memória de Vigário Geral’, em co-autoria com Écio Salles (RJ, Aeroplano, 2008); ‘1968 – 40 anos depois: História e Memória’, em co-autoria com Carlos Fico (RJ, 7 Letras, 2010) e da coletânea ‘Ditadura e Democracia na América: balanço histórico e perspectivas’, organizado conjuntamente com Carlos Fico, Samantha Quadrat e Marieta de Moraes Ferreira (RJ, FGV, 2008)