Cultura e interação, o quinto volume da coleção Faces da cultura e da comunicação organizacional, chama a atenção para as pessoas e os processos interacionais na contemporaneidade,
em que a construção contínua de sentidos alcança espaços e formas inimagináveis. Entre desafios e oportunidades, são demandados novos papéis e outras posturas, tanto das organizações quanto dos demais atores sociais. A complexidade desse contexto exige também maior coerência discursiva, pois tudo é posto à prova, a cada instante e de diversas formas. Como as organizações podem lidar com esse contexto de modo a alcançar seus objetivos? A resposta passa pela flexibilidade, transparência e capacidade de diálogo.
Boa leitura!
Ana Luisa de Castro Almeida
Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
e da Fundação Dom Cabral (FDC)
Diretora do Reputation Institute-Brasil
Зміст
Capítulo 1 – Cultura organizacional versus culturas nas organizações: conceitos contraditórios entre o controle e a compreensão.
Capítulo 2 – O entendimento das organizações como culturas: uma alternativa teórico-metodológica
Capítulo 3 – O sujeito como múltiplo agente de múltiplas operações
Capítulo 4 – Comunicação, cultura e interação nas organizações
Capítulo 5 – O homem, a cultura e as relações de comunicação
no mundo do trabalho
Capítulo 6 – A complexidade dos processos comunicacionais
e a interação nas organizações
Capítulo 7 – Comunicação e cultura organizacional:
a complexidade dos diálogos ‘(in)visíveis’
Capítulo 8 – O processo de construção de significado nas
organizações da contemporaneidade
Estudo de caso – Basf: relacionamento com a comunidade
Roteiro para análise da face
Про автора
Marlene Marchiori
Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University, nos Estados Unidos. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), com estudos desenvolvidos no Theory, Culture and Society Centre da Notthingham Trent University, do Reino Unido. Tem graduação em Administração e em Comunicação Social – Relações Públicas. Pesquisadora e professora-associada de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Autora do livro Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização e organizadora das obras Faces da cultura e da comunicação organizacional e Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. Presta consultoria nas áreas de cultura e comunicação organizacional.