Este livro explora a contribuição da arte e da criatividade na educação para a primeira infância, além de examinar o papel do ateliê (local em que se realizam workshops de artes nas escolas) e do atelierista (educador com formação e experiência em artes) nas primeiras pré-escolas de Reggio Emilia. Isso é feito por meio da experiência singular de Vea Vecchi, uma das primeiras atelieristas a trabalhar em Reggio Emilia, em 1970.
A escrita de Vea, cheia de lindos exemplos, envolve o leitor à medida que ela explica a história do ateliê e a evolução do papel do atelierista. Esta esclarecedora obra é leitura essencial para estudantes, professores, pesquisadores, formuladores de políticas educacionais para a primeira infância e, também, para todos os que trabalham em outras áreas da Educação que estejam interessados na relação entre artes e aprendizagem.
Table of Content
Capítulo 1 – Introdução
Capítulo 2 – Estética/Poética
Capítulo 3 – Olhar geral
Capítulo 4 – A metáfora da bicicleta
Capítulo 5 – O olhar profundo sobre organização
Capítulo 6 – Uma comunidade ética
Capítulo 7 – O ambiente
Capítulo 8 – Os profissionais da maravilha
Capítulo 9 – A escuta visível
Capítulo 10 – Retomemos o caminho
Capítulo 11 – O Centro Internacional Loris Malaguzzi
Capítulo 12 – Três anos depois
Capítulo 13 – Flores azuis de chicória
Bibliografia
About the author
Vea Vecchi
trabalhou por mais de 30 anos como atelierista na Escola Municipal da Infância Diana, em Reggio Emilia, fazendo pesquisas e documentações pedagógicas nas muitas linguagens das crianças. Atualmente, ela atua como consultora para a Reggio Children.