A partir de um enfoque diverso, a coletânea Televisão e cinema: o audiovisual contemporâneo em múltiplas vertentes reúne contribuições de pesquisadores em comunicação oriundos de universidades de diversas regiões do Brasil, voltando-se para a análise tanto de mídias já consolidadas quanto de experiências ainda em processo de amadurecimento. A partir de um ponto de partida comum – o audiovisual – este grupo de autores busca problematizar teórica e empiricamente a distinção entre o supostamente antigo e o pretensiosamente inédito. Mediante abordagens diversas, espera-se nesta obra abordar empiricamente objetos estimulantes, sem deixar de lado o rigor conceitual.
Neste livro, há espaço para o debate estético sobre filmes assim como para discussões relativas ao esforço de compreender também a natureza das mídias digitais. É possível discernir um olhar atento aos múltiplos formatos televisivos, sejam as transmissões abertas ou as emissões segmentadas. Simultaneamente, percebe-se um interesse nas marcas características aos softwares, às interfaces gráficas ou aos arquivos on-line. Nestas múltiplas direções, o leitor em busca de referências para pensar a imagem em nosso tempo contemporâneo certamente encontrará um conjunto estimulante de temas, numa associação que não teme pensar a partir da diversidade.
Giới thiệu về tác giả
João Martins Ladeira é pesquisador em comunicação, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, é autor de Imitação do excesso: televisão, streaming e o Brasil (Fólio Digital, 2016).
Através de uma formação mista (é doutor em sociologia), discute problemas ligados ao audiovisual e às tecnologias de informação.