‘Protagonismos de intelectuais negras e negros na PUC-SP’, por meio da ‘automemória’, rastreia a trajetória acadêmica e política de parte das intelectuais negras e negros que na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) estudaram, militaram e pesquisaram nas décadas de 1980 a 2000. O livro suscita temas e problemas desenvolvidos nas respectivas pesquisas que permitiram elucidar viradas teóricas sob o prisma negro: crítica do racismo, reajuste de contas com a memória negra brasileira e africana, seu contributo na construção cultural da sociedade brasileira, as lutas e resistências negras na religião, política e arte, entre outros temas.
表中的内容
Ampliando horizontes: intercruzamento entre estudo, trabalho e ativismo
Filhos pretos da PUC: consciência racial e militância na formação intelectual de um historiador negro
Fragmentos de um tempo chamado Neafro
A casa negra puquiana: pesquisa e ativismo preto
Negros na Pontifícia Universidade Católica
Famílias negras na região central do Brasil: práticas sociais, trabalho, segregação e sonhos e a trajetória de pesquisa na PUC-SP
Protagonismo do ativismo negro acadêmico – sou porque somos: fenomenologia de [um] corpo negro rebelde da periferia do sistema na PUC-SP, nos anos 1980
Josildeth Gomes Consorte: heroína da antropologia brasileira
O protagonismo negro na produção de territórios e enfrentamentos à segregação racial no Brasil
Memórias pessoais e de pesquisa na PUC-SP
Neafro, era também sobre afetos
关于作者
Acácio Almeida Professor da Universidade Federal do ABC – UFABC.
Amailton Magno Azevedo Pós-doutor pela Universidade do Texas-EUA. Atua como pesquisador das musicalidades negras brasileiras. Publicou os livros Sambas, Quintais e arranha-céus: as micro-Áfricas em São Paulo e Ritmos negros: música, arte e cultura na Diáspora Negra e possui dezenas de artigos publicados sobre música negra no circuito Brasil, Nigéria e Cuba.
Wilson Roberto de Mattos Professor Titular de História na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em História Social (PUC-SP). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (UNEB). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN)..