O livro ‘Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais’ traz uma preocupação central: agendas de pesquisas que estão voltadas para impactos humanos e sociais da inteligência artificial. O grupo de Humanidades do C4AI, responsável pela organização do livro, tem desempenhado um papel fundamental ao pautar assuntos relevantes como o impacto da inteligência artificial para o futuro do trabalho, o aumento da desigualdade social, os riscos que envolvem segurança e privacidade, a questão da regulação, os dilemas éticos envolvidos, os problemas ligados à informação, aos sistemas político-partidários e para a própria democracia, e questões relativas à qualidade da interação entre agentes inteligentes e humanos.
O seminário foi motivado pela necessidade de criar um fórum brasileiro multidisciplinar de reflexão sobre como a inteligência artificial pode contribuir para solapar ou fortalecer as instituições democráticas e os princípios norteadores da vida em sociedade.
O seminário aconteceu entre 13 e 14 de dezembro de 2021, de maneira on-line, e foi precedido por um conjunto de oito webinars, com 21 convidados que apresentaram resultados de pesquisa nas áreas de legislação e regulação, inovação, desinformação, robótica social, implicações sociais da inteligência artificial, segurança pública, educação, viés algorítmico e (des)igualdade. A visibilidade do seminário alcançou 63 países e teve mais de 5.445 visualizações no conteúdo publicado em seu website.
关于作者
João Paulo Cândia Veiga
Professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.
Cristina Godoy Bernardo de Oliveira
Professora de Direito da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.