Os textos reunidos nesta coletânea foram elaborados a partir das falas revisadas dos autores no Curso Livre Marx-Engels: 200 anos de Engels. Os trabalhos aqui impressos refletem, em registros diversos, sobre a importância e a contribuição do autor para a crítica social.
Múltiplas temáticas – como elementos biográficos, a constituição do proletariado enquanto categoria prática e teórica, a crítica do Estado, do direito e da família, estudos antropológicos e o peso de Engels na fundação do marxismo – foram abordadas por especialistas de diversas áreas do conhecimento.
Orientadas por uma perspectiva engajada, as falas procuram articular uma introdução atraente ao pensamento de Engels com o rigor a que a leitura de sua obra faz jus, sem perder de vista os horizontes de transformação social nela embutidos. Trata-se, portanto, de um panorama ao mesmo tempo didático e introdutório, sofisticado e refletido do pensamento de um dos autores mais relevantes do século XIX.
关于作者
Alysson Leandro Mascaro é jurista e filósofo do direito brasileiro. É doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP), além de fundador e professor emérito de muitas instituições de ensino superior. Pela Boitempo publicou Crise e pandemia (2020), Crise e golpe (2018) e Estado e forma política (2013).
José Paulo Netto é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (vinculado à Escola de Serviço Social) e um conhecido intelectual marxista brasileiro. Doutor em serviço social, Netto se destaca como autor de obras que também apresentam, de forma didática e sem reducionismos, o pensamento marxista. É autor de Karl Marx: uma biografia (Boitempo, 2021) e também coordenador da coleção Biblioteca Lukács.
Marília Moschkovich é socióloga, mestra e doutora em educação pela Unicamp. Atuou como Research Fellow da Fundação Alexander von Humboldt em parceria com o festival de cinema Berlin Feminist Film Week (2018-2020), dedicou-se a pesquisa sobre não-monogamia, gênero e violência doméstica. É autora do posfácio à nova edição de A origem da família, da propriedade privada e do Estado (Boitempo, 2019).
Ricardo Antunes é um dos principais nomes da sociologia do trabalho no Brasil. Professor titular de sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), coordena a coleção ‘Mundo do trabalho’, da Boitempo, e é autor de, entre outros, Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado (2020), O privilégio da servidão (2018) e Os sentidos do trabalho (1999).
Virginia Fontes é professora da Pós-Graduação em História da UFF. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo (Niep-Marx). Coordena o Grupo de Trabalho e Orientação (GTO). Docente da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST. Coordenadora do GT História e Marxismo-Anpuh. Autora de Reflexões Impertinentes (2005) e de inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais. É colunista mensal na TV Boitempo.