Este livro problematiza os tênues limites espaço-temporais entre o medievo e a modernidade explorando temas, fontes e problemas assentados na longa duração procurando surpreender os imaginários, os poderes e os saberes configurados no período que se convencionou chamar de Idade Média, em suas especificidades históricas, permanências, características e inovações fundamentais para a compreensão de nossa realidade contemporânea. A obra reúne textos de autores do Brasil e da Europa organizados em três grandes unidades temáticas: Imaginários, Poderes e Saberes que evocam importantes linhas de pesquisa da história política renovada que se entrecruza com uma história cultural de fronteiras fluidas com outros campos do saber.
表中的内容
Capítulo 1. O Longo Século XIII; Capítulo 2. Sentido e Valor da Riqueza Comercial e Financeira no Pensamento Franciscano (Séculos XIII-XV); Capítulo 3. Os Judeus em Portugal em Tempos Medievais; Capítulo 4. Povos Ciganos em Territórios Ibéricos e seu Degredo para o Brasil; Capítulo 5. Os Sefarditas Portugueses entre as Tradições e as Memórias: o Édito de Expulsão e a Mudança do Estatuto de Judeus a Cristãos-Novos (Séc. XV-XVI); Capítulo 6. Por um Império Espiritual: a Leitura Republicana da Expansão Ultramarina Portuguesa dos Séculos XV e XVI no Boletim da Sociedade Luso-Africana do Rio de Janeiro (1931-1939); Capítulo 7. Memória, Morte e Poder: a Consolidação da Dinastia de Avis (Séc. XV); Capítulo 8. Corpo e Identidade: Comportamentos e Sensibilidades na Corte de Dom Dinis de Portugal (1279-1325); Capítulo 9. O Livro de Alborayque : uma Sátira contra os Conversos (Castela, 1465); Capítulo 10. Alimentação como Remédio: a Dieta Alimentar nos Hospitais Régios Tardo Medievais Portugueses; Capítulo 11. Idade das Cores: os Vitrais da Catedral de Barcelona e o Colorido dos Séculos XIV e XV; Capítulo 12. A Indiscutível Visibilidade Erudita de Algumas Mulheres no Medievo Ocidental; Capítulo 13. História da Educação Medieval e a Formação Docente no Século XXI: Algumas Aproximações; Capítulo 14. A Época Moderna, as Religiões e o Ensino de História; Capítulo 15. Entre a História e a Literatura: a Novela de Cavalaria Tirant Lo Blanc (Século XV); Capítulo 16. O Papel das Cartas de D. Fra
关于作者
Gilberto Cézar de Noronha é doutor em História Social e professor no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Além de seus interesses de ensino e pesquisa na educação básica, já atuou como professor em Salas de Recursos Multifuncionais. Coordenou o projeto de pesquisa e extensão ‘Da forma à ação de professores: uma proposta para escolas municipais de Abaeté-MG’ ¬financiado pela (Fapemig/CNPQ 2012-2015). É autor de Joaquina do Pompéu: Tramas de memórias e histórias nos sertões do São Francisco (Edufu, 2007).