A palavra Credo origina-se do latim: Credo in Deum Patrem omnipotentem, ou seja, ‘Creio em Deus Pai todo-poderoso’; é por isso que, em português, chamamos de ‘Credo’ (‘Creio’) nossa profissão de fé, isto é, em razão da primeira palavra com que a iniciamos. O Creio é a síntese da fé cristã. É professado na primeira pessoa do singular, pois se trata de uma afirmação pessoal: sou eu quem acredita.
O que é a fé? O que é acreditar? A palavra fé tem sua origem no termo grego pistis e no latim fides. É o acolhimento e a resposta que damos à revelação de Deus e que se manifesta por meio da confiança e da total entrega a Ele. Por sua própria natureza e formulação, o Creio é uma profissão de fé, e não uma oração. A oração é sempre um diálogo dirigido a Deus, à sua Mãe ou a um santo. Na oração se louva, agradece, suplica, pede. No Creio, não se pede, não se agradece, nem há súplica, mas se afirmam conteúdos de fé, verdades em que cremos e que professamos. Profissão de fé e oração são de naturezas completamente diversas.
关于作者
Humberto Robson de Carvalho pertence ao clero diocesano da arquidiocese de São Paulo (pároco da paróquia Nossa Senhora dos Prazeres – Região Episcopal Santana e coordenador pastoral do setor Tucuruvi). É mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, e coordenador dos cursos de pós-graduação em Catequese e Espiritualidade do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL (Campus Pio XI). Publicou artigos em revistas nacionais e, pela Paulus, os livros: • Elementos fundamentais da espiritualidade do catequista • Missa: celebração do mistério pascal de Jesus • Ministério do catequista: elementos básicos para a formação • Paróquia missionária: projeto de evangelização e missão na cidade • Bíblia: palavra que transforma a vida dos catequistas • Espiritualidade do padre diocesano.
Rafael Spagiari Giron, pertence ao clero da diocese de Amparo (SP), vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Águas de Lindoia. Especialista em Liturgia, graduado em Filosofia e Teologia, é assessor da Pastoral Litúrgica e cerimoniário em sua diocese.