‘Este retrato pessoal é às vezes autobiográfico, biográfico e devocional. Especialmente comoventes são as histórias do vívido chamado de Madre Teresa a partir de uma visão, sua caminhada pela escuridão da alma e seu declínio final.’ – Booklist
‘Oferece uma fascinante visão interna da vida diária de Madre Teresa… Inspirador e alegre.’ – Kirkus Review
Jim Towey conheceu e acompanhou Madre Teresa de 1985 até 1997, os últimos doze anos de vida da líder religiosa. Ele foi seu advogado e conselheiro legal das Missionárias da Caridade, porém o mais importante é que ele era amigo de Madre Teresa, e ela também era sua amiga.
Agora, neste livro, Jim compartilha o seu dia a dia com a Madre e as missionárias, a partir de resgates dos seus diários pessoais e de correspondências e outros materiais que ele cuidadosamente guardou ao longo dos últimos 37 anos.
Impasses com governos, traições e lutas intermináveis contra a apropriação da imagem e do bom nome da Madre são algumas das questões que o autor compartilha com o leitor. Mas o mais revelador é conhecer a Madre como Jim a conhecia – não a santa perfeita e intocável que vem à mente das pessoas, mas o ser humano real, que tinha amigos, gostava de chocolate, contava piadas e, eventualmente, se zangava.
Nas páginas de ‘Madre Teresa: amar e ser amado’, Jim nos presenteia com a história de uma pessoa – uma pessoa que ele observou, seguiu e viveu. Uma pessoa que ensinou a ele lições sobre viver e envelhecer, como se aproximar de Deus e como amar e ser amado. O que muda tudo é a humanidade, a doçura, e também a fragilidade, com que Madre Teresa fez o que fazia, tornando sua vida e obra ainda mais notável.
关于作者
HARRY JAMES TOWEY II, mais conhecido como Jim Towey, nasceu em 1 de outubro de 1956. Ex-funcionário do governo americano e administrador acadêmico, foi conselheiro de confiança e amigo pessoal de Madre Teresa de Calcutá durante os últimos doze anos de vida da religiosa, tendo sido escolhido pelas Missionárias da Caridade para fazer a primeira leitura na Missa de Canonização da Madre Teresa realizada no Vaticano. Em 1996, com o incentivo da Madre, fundou a organização sem fins lucrativos Aging with Dignity (Envelhecer com Dignidade), que tem como objetivo melhorar os cuidados da saúde no fim da vida. Foi diretor do Escritório da Casa Branca para Iniciativas Comunitárias e Baseadas na Fé (OFBCI) e presidente do Saint Vincent College, além de presidente e CEO da Ave Maria University. Hoje, continua prestando serviços jurídicos pro bono para as Missionárias da Caridade.