A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Através da anexação de países próximos, a Russia, tornou-se a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e mudou para sempre a geopolítica mundial. Leon Trotsky foi, juntamente com Lênin e Stalin, um dos principais líderes da revolução Socialista. Em A História da Revolução Russa, Trotsky retrata com a profundidade que somente quem vivenciou a história pode fornecer, todos os acontecimentos importantes que marcaram a Revolução Russa de 1917. Neste terceiro volume, Trotsky apresenta a terceira etapa da revolução: O Triunfo dos Soviets. A História da Revolução Russa é uma obra imperdível para quem deseja conhecer a fundo a Revolução que mudou para sempre a história da humanidade.
关于作者
Leon Trotsky (1879-1940) foi um revolucionário comunista russo, um dos principais articuladores da Revolução de Outubro de 1917. Foi Comissário da Guerra do primeiro governo soviético e o criador do Exército Vermelho. Em 1900 casou-se com Alexandra Lvovna Sokolovska e foi deportado para a Sibéria. Dois anos depois fugiu e viajou para Londres, onde entrou em contato com Lênin e outros exilados russos. No mesmo ano conheceu Natalya Sedova, que se tornou sua companheira.Quando voltou a Rússia, depois do exilio, assumiu um papel ativo na organização de trabalhadores e soldados. No final de 1917, os bolcheviques, liderados por Lênin e Trotsky, deram um golpe de Estado e derrubaram o governo provisório, dando início ao que chamavam de ‘ditadura do proletariado’ e criando uma República Soviética da Rússia.
No final de 1917, os bolcheviques, liderados por Lênin e Trotsky, deram um golpe de Estado e derrubaram o governo provisório, dando início ao que chamavam de ‘ditadura do proletariado’ e criando uma República Soviética da Rússia. Em 1923 aprofundou-se a cisão entre ele e seu companheiro de partido Stalin, provocada pela ascendência deste na crescente burocracia partidária e por divergências políticas relacionadas aos rumos da revolução. Em 1925 Trotsky foi proibido de falar em público e em 1929 foi banido da União Soviética. Ainda assim, Stalin considerava a militância de Trotsky uma ameaça real a sua hegemonia sob o movimento comunista internacional. Em 1940, Trotsky foi assassinado em sua residência mexicana, a mando Stalin.