Renata Souza 
Cria da favela [EPUB ebook] 
Resistência à militarização da vida

支持

Partindo do contexto da instalação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nas favelas do Rio de Janeiro para ‘salvaguardar’ a segurança da cidade durante megaeventos esportivos (como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016), Renata Souza acompanha a experiência cotidiana na favela da Maré e demonstra como a política de ‘pacificação’ desconhece a dinâmica comunitária da favela.
A partir da hipótese de um espírito comunitário na Maré, a autora investiga iniciativas independentes de comunicação e cultura dos jovens mareenses (de que são exemplos o jornal O Cidadão, a página virtual Maré Vive, o aplicativo Nós Por Nós, o bloco Se Benze Que Dá, o Sarau da Roça e a feira de trocas Maré 0800), além de suas vivências pessoais como cria da favela, para mostrar uma juventude que resiste culturalmente para existir socialmente.
A obra, publicada pela primeira vez em 2018, é uma adaptação da tese de doutorado da autora sobre a resistência da juventude negra à militarização da vida. O livro traz ainda um conjunto de textos escritos em homenagem a Marielle Franco, com quem a autora trabalhou e conviveu por cerca de vinte anos, sendo inclusive chefe de seu gabinete na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, até sua execução sumária, em março de 2018.

€5.99
支付方式

关于作者

Renata Souza é cria da Maré. Formada em jornalismo pela PUC-Rio; doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Com 63.937 votos, foi a deputada estadual mais votada da esquerda no Rio de Janeiro, em 2018. É a primeira mulher negra presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Alerj. Foi responsável por criar o conceito de ‘feminicídio político’ para caracterizar a violência política que ceifou a vida de Marielle Franco.

购买此电子书可免费获赠一本!
语言 葡萄牙语 ● 格式 EPUB ● 网页 216 ● ISBN 9786557170328 ● 文件大小 3.0 MB ● 出版者 Boitempo Editorial ● 市 São Paulo ● 国家 BR ● 发布时间 2020 ● 版 2 ● 下载 24 个月 ● 货币 EUR ● ID 8951025 ● 复制保护 社会DRM

来自同一作者的更多电子书 / 编辑

126,491 此类电子书