Leitura imprescindível para todos os cristãos, Imitação de Cristo é o texto devocional mais difundido no Ocidente depois da Bíblia. Testemunho de renovação espiritual, foi escrito em um período da Idade Média em que, tal como na atualidade, muitos medos assolavam o ser humano, como o medo do outro, o medo da violência, o medo das catástrofes.
À altura do original, esta ‘magnífica’ tradução de Leonel Franca, nas palavras do crítico literário e líder católico Alceu Amoroso Lima, ‘deve-se à profunda e ordenada cultura’ desse ‘que foi o homem de maior prestígio intelectual entre os católicos do Brasil inteiro desde 1922’.
关于作者
Nascido em Kempen, perto de Düsseldorf, Alemanha (1380), Tomás de Kempis frequentou a escola criada pelo teólogo Gerhard Groot, fundador dos Irmãos e Irmãs da Vida Comum, comunidade religiosa devotada à oração, à simplicidade e à união com Deus, e figura-chave do movimento ‘Devoção Moderna’. Tocado por esses ideais, Kempis decidiu segui-los e entrou para o monastério de Santa Agnes, na Holanda. Ali recebeu seus votos (1408), foi ordenado (1413) e se dedicou, até sua morte em 1471, à direção espiritual e à redação de hinos, sermões e cartas.