‘Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?’ Nesse grito, Deus abre um acesso privilegiado e intenso ao seu próprio mistério de amor, no qual todo sofrimento humano se ilumina e adquire sentido. A união profunda entre o Pai e o Filho no Espírito, que aquele grito revela e doa, torna-se o modelo da unidade entre os homens. Aquela unidade desejada, buscada em resposta ao projeto de Deus.
Penetrando na ferida interior de Jesus, Chiara Lubich deu início a um caminho espiritual, que originou o Movimento dos Focolares – uma nova realidade eclesial que se irradia e se consolida no mundo inteiro.
About the author
Chiara Lubich [1920-2008] nascida em Trento (IT), é fundadora do Movimento dos Focolares, presente no mundo inteiro, congregando cristãos, fiéis de várias religiões e pessoas sem um referencial religioso, com o objetivo de construir pontes de diálogo e de fraternidade. Chiara Lubich alcançou notoriedade especialmente por seu trabalho em favor do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. No Brasil, é conhecida pelo projeto Economia de Comunhão e pelo Movimento Político pela Unidade. Dentre os reconhecimentos que recebeu por sua atividade no campo espiritual, social e cultural, destacam-se: Prêmio Unesco de Educação para a Paz (1996), Ordem do Cruzeiro do Sul, Honra ao Mérito (USP) e 16 títulos de doutora honoris causa.