Ganhando destaque com o chamado Girls’ Games Movement, nos anos 90, a visibilidade das produções acadêmicas que focavam videogames e gênero foi muito importante, não apenas para compreender a posição de mulheres e pessoas LGBTQ dentro dessa cultura, mas também para o nascimento dos próprios Game Studies enquanto disciplina. Compreendendo a cultura dos jogos como algo abrangente e permeado pelas normas sociais, surgem pesquisas sobre a misoginia nos videogames, o ‘gender gap’ tecnológico e representações sexistas das mulheres nessa mídia – assim como as resistências a estas instâncias. Tais propostas tornaram a entrar em evidência no início dos anos 2010, contando também com o advento de discussões a respeito das representações e públicos LGBTQ. Assim sendo, o livro Videogames, Diversidade e Gênero: Pesquisa Científica e Acadêmica tem como objetivo apresentar um panorama de trabalhos, pesquisas e projetos acadêmicos voltados para pensar gênero, sexualidade e videogames, trazendo a discussão para o recorte brasileiro. Sob a organização de Beatriz Blanco e Lucas Goulart, o volume contou com a colaboração das autoras Aline Job, Gabriela Kurtz, Ivelise Fortim, Mayara Caetano e Roxane Pirro.
विषयसूची
Introdução
– Por Beatriz Blanco & Lucas Goulart
Entrevista com Adrienne Shaw
– Realizada por Lucas Goulart
A violência simbólica contra a mulher nos games online exposta por homens: uma análise da campanha #My Game My Name.
– Por Gabriela Birnfeld Kurtz
A mulher como jogadora e consumidora de jogos digitais: Pesquisa Game Brasil 2017
– Por Ivelise Fortim & Roxane Pirro
Sobre mulheres e polígonos: a difícil tarefa de representar mulheres e produzir representatividade em videogames
– Por Aline Job
Sobrevivendo e aceitando como viemos: possibilidades de gênero e sexualidade com os avatares em Rust
– Por Mayara Caetano
Leia e Saboreie –
Fuck That Guy e o negativismo queer nas cenas de jogos digitais
– Por Lucas Goulart
लेखक के बारे में
Beatriz Blanco é mestra em Artes – Modalidade Artes Visuais, pela Universidade Estadual de Campinas, e bacharel em Comunicação Social- Habilitação em Midialogia, pela mesma instituição. Atuou como designer e infografista no site EXAME.com, como designer do site Planeta Sustentável, como colaboradora da revista digital Intel i Q e como editora do site Minas Nerds. Atualmente é colunista e repórter no site especializado em games Bonus Stage.
Lucas Goulart é professor das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela mesma instituição.
Sob a organização desses, o volume Videogames, Diversidade e Gênero: Pesquisa Científica e Acadêmica, contou com a colaboração das autoras Aline Job, Gabriela Kurtz, Ivelise Fortim, Mayara Caetano e Roxane Pirro.