Corpo e diásporas performativas revela um conjunto de textos sobre trajetórias, histórias, experiências e processos prático-teóricos, assentados no fazer-pensar a partir de diferentes atravessamentos diaspóricos. São narrativas e discursos construídos na relação dos corpos em movimento com as tessituras socioculturais, históricas, poéticas, pedagógicas e artísticas, reveladas pelos deslocamentos dos sujeitos, reverberando discursos pautados em posturas éticas, estéticas e políticas aliadas à produção de conhecimento na dança, no teatro e nas artes visuais. A diáspora é, então, um processo inconcluso, aberto, nômade… uma encruzilhada. (Jarbas Siqueira Ramos, professor na Universidade Federal de Uberlândia)
Innehållsförteckning
1. Guyrá Apó – Ave Raiz: memórias que voam; 2. Sangam: onde os rios se encontram; 3. Conexões pedagógico-artísticas entre ’corpo e ancestralidade’ e ’corpografias arvorescentes’: desdobramentos para o ensino em dança teatro brasileira de matrizes/motrizes afro-orientadas e ameríndias; 4. Corpo em visualidades diaspóricas: dimensões políticas e estéticas da luz cênica; 5. A criação do espetáculo Exilius: realidade, imaginário e ativismo; 6. Da pele ao pote; 7. Trezencena sortilégio; 8. Tramas criativas do corpo e ancestralidade: o entrelaçar entre encenações e poéticas; 9. A diáspora privilegiada tateando os limites do interculturalismo entre Ocidente e Oriente; 10. Gurus, tricksters e místicos do subúrbio: personagens da Índia pós-colonial; 11. A filosofia do guarnecer como procedimento criativo; 12. De pés: corpo negro na encruzilhada – um transbordar poético-autobiográfico; 13. Pôr em movimento: notas sobre o corpo, os mesmos e os outros; 14. Des[velar] euzebios detritos de um ator-performer em processo de desmontagem; 15. Ensaio sobre o silêncio. Corpo – Palavra – Imagem; 16. Lecture-performance: encontrando novos rastros a partir da transmissão da peça Caminhos (1998); 17. Desterrados: transferência compulsória no Vale do São Francisco-BA; 18. Corpo votivo: análise do processo de criação cênica Aorta da fé a partir da categoria Corpo Votivo na dimensão do sagrado de si.
Om författaren
Daniel Santos Costa (org.): Artista-Pesquisador-Docente na área de Dança na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Escola de Educação Básica (Eseba). Atuou como docente na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na Rede Sesi-SP de Educação e na Secretaria Estadual de Educação do Governo de São Paulo. Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Artes da Cena e Educação com Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Autor de Encruzilhadas de uma Dança-Teatro
Brasileira (Prismas, 2016) e Histórias e Memórias de Folias de Reis (Egil, 2010). Demais autores do Vol. 33: Débora Souza do Nascimento Morais; Gabriela Pereira Fregoneis; Genilson Antônio de Morais; Letícia de Oliveira Rodrigues; Lidia Olinto; Mara Rubia de Almeida Colli; Marcelo Sousa Brito; Matteo Bonfitto; Michelle Martins Papini Mota; Tayson Ribeiro Teles; Thaís Janaina Wenczenovicz; Tiago Samuel Bassani.